O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ) foi criado em 2003, durante a I CNIJMA - Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC).
Os jovens dos CJs foram co-responsáveis pela organização de todo processo de conferência no estado de Goiás, seguindo o princípio “jovem educa jovem”, ou seja jovens contribuindo no engajamento de outros jovens.O Coletivo Jovem de Goiás é parceiro dos Programas “Juventude e Meio Ambiente” e “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas - (COM-VIDA)” do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, também realiza vários outros projetos e ações no campo da Educação Ambiental.
Atuar em Rede faz parte do cotidiano deste coletivo, o CJ-GO é articulado na Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma e também é elo da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás – REIA-GO, da Rede de Educação Ambiental do Cerrado – Reacerrado e da Rede Brasileira de Educação Ambiental – Rebea, além de compor em diversos espaços de articulação da EA em Goiás, como a Comissão Organizadora Estadual - COE, responsável pelas Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente no estado e a Comissão Estadual Interistitucional de Educação Ambiental de Goiás – CIEA.
O CJ-GO trata a Educação Ambiental como eixo-condutor num processo de transformação de indivíduos e coletivos, potencializando, fomentando e fortalecendo as diversas juventudes do estado, na construção de espaços concretos de articulação e mobilização destes atores sociais em prol de um mundo sustentável. Este trabalho vem se dando principalmente na construção de Coletivos Jovens Locais no interior do Estado.
fonte: http://coletivojovemgoias.blogspot.com/
Atuação do CJ-Urutaí
O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Urutaí surgiu em 2007 constituído por estudantes do CEFET-Urutaí, com quem tem estabelecido uma relação de parceria.
Desde que surgiu o CJ-Urutaí procura realizar ações em torno da Educação Ambiental em toda região. Em 2007, no fim do ano realizou o I ERJUMA (Encontro Regional de Juventude pelo Meio Ambiente), em Outubro de 2008, realizou o II ERJUMA. Ambos em parceria com o CEFET-Urutaí, que sediou os eventos. Entre esses dois eventos o coletivo agia em constante divulgação e abrindo-se a novos membros.
Além desses eventos o CJ-Urutaí trabalhou no Programa "Vamos cuidar do Brasil com as escolas", no projeto "Formando COM-VIDAs" no Colégio Estadual "Dr. Vasco dos Reis Gonçalves". Além de apoiar e acompanhar o processo da III CNIJMA (III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente) na região.
Faz parte da criação do coletivo em Urutaí.. O CJ-Palmelo surgiu em 2006, pós II CNIJMA. No ano seguinte alguns de seus integrantes se desmembraram e outros mudaram-se para Urutaí, eis que surge o CJ-Urutaí e articula o CJ em Palmelo.
Hoje o CJ local recebe convites de participação em eventos e/ou ações das escolas em que já atuou e outras instituições.
Em Geral, o Coletivo Jovem - Urutaí segue a linha condutora do CJ-GO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário